Tudo começou no 2° ano da faculdade (estava a tirar Cardiopneumologia e até hoje trabalho na saúde) em que comecei a ter sintomas como: tonturas intensas, coração acelerado, náuseas, vómitos, incapacidade de concentração e um desespero gigante que se espalhava velozmente pelo meu corpo.

 

Não tinha ideia do que poderia estar a acontecer comigo e isso era deveras assustador, o medo instalou-se num ápice!

 

Passado um tempo, depois de uma ida infrutífera às urgências, o diagnóstico: Burnout ou Esgotamento Nervoso como foi classificado na altura: ‘ é melhor tirar uns meses para recuperar’ era o conselho… que não segui! 😉

 

Queria terminar o curso e munida de todas as armas de que dispunha na altura (medicação psiquiátrica, sessões de Psicoterapia, técnicas de relaxamento e uma base de apoio incondicional por parte da familia e amigos próximos) lá fui tentando, passo a passo, dia a dia.

 

Procurei ajuda e recorri a consultas de Psiquiatria e Psicoterapia onde descobri que sofria de Perturbação de Ansiedade/Pânico.

 

Foram anos desafiantes, com inúmeras crises, suportando um esforço desgastante para nunca desistir! Claro que, com os anos, aprendi a lidar com os constantes episódios de ansiedade e percebi quais os gatilhos que os despoletavam.

 

Descobri ainda o Yoga, a Dança, a Meditação e o Exercício físico pelo caminho e que foram pedras preciosas!

 

Foram muitas horas de Psicoterapia, assimilando estratégias/técnicas que me permitissem ‘controlar’ melhor os sintomas e consequentes episódios de ansiedade/pânico.

 

A medicação aliviava-me os sintomas, deixando-me estável o suficiente para conseguir trilhar este caminho e seguir neste processo… para a Vida, sei-o hoje!

 

Muitas vezes me senti isolada, incompreendida e chorava por sentir que não ia conseguir superar mais esta fase.

 

Tomar medicação às escondidas (com medo de julgamentos) ou apenas inventar desculpas para não ir a sítios/programas que me fizessem sentir desconfortável. Sair da minha zona de conforto tornava-se incomportável!😔

 

Sofrer de Ansiedade é sentir medo de nós próprios, é duvidar da nossa capacidade de superação, de controle duma situação exasperante como tantas vezes aconteceu! É ter medo de enlouquecer ou perder-se de si mesmo…

 

A psicoterapia tem sido uma peça-chave para ir de encontro a estas feridas emocionais e captar os gatilhos atempadamente, de modo a minimizar a crise.

 

Custa muito sentir que somos “diferentes”, é doloroso não conseguir explicar o que se sente, visto os sintomas não se traduzirem em resultados médicos palpáveis.

 

Sei hoje, sinto-o em todas as fibras do meu corpo,  que é necessário normalizar o que sentimos! Que partilhar as nossas vivências, celebrar cada conquista (por mais ínfima que seja), vunerabilizarmo-nos partilhando a nossa história, é fundamental! Só assim nos vamos sentir ‘Normais’ seja lá isso o que for 😉

 

Se estou curada? Claro que não! Se nunca mais voltei a ter sintomas? Continuo a tê-los sim! Mas com muito menos regularidade e intensidade.

 

Cada vez que eles me assombram penso: “Outra vez???” mas este pensamento dura apenas uns segundos. O meu consciente vem ao de cima e responde: “Está tudo bem! Tu és capaz! Já fizeste isto antes! Os pensamentos vão e vêm e são só isso: passageiros!”

Costumo dizer que sou muito mais do que alguém ansioso! Ela faz parte de alguns dos meus comportamentos sim, mas não sou definida por isso, sou tãooooo mais! 😊

 

Tudo o que passei fez-me ser a mulher que sou hoje! Uns dias frágil e outros a maior guerreira do mundo! Faz parte…

 

Nunca fui capaz de desistir, mesmo nos momentos em que o meu corpo gritava por descanso, por desligar. E, hoje, sei que SOU CAPAZ!

 

Entrei em contacto com a APPA e começámos uma parceria fantástica e produtiva! Criámos o Podcast ‘Metamorfose’ onde entrevistei várias pessoas diferentes que sofrem deste tipo de Perturbações de Ansiedade: partilhas honestas, histórias de superação, exemplos de coragem…

 

A ideia sempre foi: ‘Não estão sozinhos, peçam ajuda, estamos juntos!”💪 Tem sido uma viagem atribulada mas é a vida a acontecer certo? 🤩

 

 

Susana Ramos, criadora do Podcast Metamorfose.